[exposicoes show=”menu”]
[exposicoes show=”list”]
Do Avesso ou Os países que trazemos connosco
Um projeto de Constança Saraiva com o bairro de Campo de Ourique em parceria com a Roulote – Projectos Artísticos
“Tenho andado a pensar nos países que trazemos connosco. Literalmente.
Os nossos casacos, calças e camisas, vêm na sua maioria de muito longe. Tenho-me interessado pelos mapas que esta variedade de países cria. Quais são os mapas do nosso armário e das nossas gavetas. Qual é o mapa desenhado pela indústria têxtil, pela globalização, capitalismo ou pela precariedade laboral. Qual é o mapa do nosso dia de hoje?“
Depois de colecionar as etiquetas da minha roupa, decidi colecionar também etiquetas de outras pessoas. Ao cartografar aquilo que vestimos entendemos a responsabilidade que carregamos enquanto consumidores.Ao contrário de outros mapas, estes são instrumentos de interpretação para uma paisagem imaginária. Ao fundir o seu valor estético e político, pretendem cartografar não apenas uma paisagem pessoal ou coletiva, mas também social e política.”
Constança Saraiva decidiu que este seria o momento e lugar ideais para aprofundar estas questões, e desenvolveu o projeto através de uma residência artística no Espaço Amoreiras e na Roulote – Projectos Artísticos. O Edge Arts situa-se no Espaço Amoreiras em Campo de Ourique – um bairro tradicional Lisboeta com um vibrante comércio de rua, assim como um grande centro comercial de cadeias de roupa internacionais construído nos anos 80. Para além disto, a Roulote – Projectos Artísticos é um espaço cujas caraterísticas permitiram a aproximação ao bairro.
Durante o projeto a artista desafiou indivíduos a cortarem e doarem as etiquetas das suas roupas para serem posteriormente cartografadas – o processo provocou uma consciencialização sobre a industria têxtil e levantou questões sobre alternativas sustentáveis entre os participantes.
O átrio do Espaço Amoreiras funcionou como o seu atelier aberto, sublinhando o caráter performativo da pesquisa artística. Os seus painéis expositivos acumularam o material recolhido e criado durante a residência – um arquivo que apresentou a investigação e processo do projeto: documentos, desenhos, fotografias, objetos, textos e vídeos. Foi assim, para além de um espaço de produção artística, um espaço de comunicação, participação e sensibilização. A artista convidava qualquer interessado a entrar no espaço, participar, conversar e explorar o material exposto.
A Roulote – Projectos Artísticos foi um espaço paralelo de exposição e de participação. Viajou por vários lugares do bairro de Campo de Ourique, numa programação intensa com escolas, jardins e associações, convidando a comunidade do bairro de Campo de Ourique à participação no projeto.
Para além da cartografia das etiquetas, o projeto ofereceu aos participantes a oportunidade de refletir sobre alternativas à situação atual da industria têxtil através de discussões e workshops.
Para o dia da apresentação final da residência artística, Constança Saraiva desafiou três convidados especiais para uma mesa redonda. Durante a discussão refletiu-se sobre a relação do ser-humano com o vestuário, sobre a indústria têxtil e alternativas sustentáveis. A mesa-redonda teve lugar no atelier-aberto onde o arquivo construído durante o projeto estava exposto.
A mesa redonda contou com a presença de:
Ana Couto, professora auxiliar nos cursos de Design da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, a seu interesse de investigação é a relação biológica e afectiva do corpo com o vestuário.
Ana Teresa Neves, designer de moda que se apaixonou pela reciclagem têxtil feita pelas suas avós, em Fátima. Iniciou o seu próprio projeto Teresa Gameiro que alia a tradição à contemporaneidade e que aposta em criar produtos ecologicamente sustentáveis. www.teresagameiro.com
FabLab Lisboa desenvolveu com o projeto Torcer Ideias um tear com recurso à fabricação-digital. Como resultado, qualquer pessoa pode fabricar e montar o seu próprio tear num FabLab perto de si. Torcer Ideias é um projeto de tecelagem artesanal por Etelberta e Miguel Oliveira. Mãe e filho, que a quadro mãos, criaram uma nova abordagem aos têxteis artesanais – desenvolvem uma tecelagem “urbana”, de autor, revitalizando uma arte que estava a cair em esquecimento. www.fablablisboa.pt; Torcer Ideias
Roulote – Projectos Artísticos é uma iniciativa de Pedro e Teresa Pires, que desde 2013 tem como objetivo utilizar o interior duma rulote como galeria de arte. Sendo um espaço artístico em movimento, os artistas são convidados a desenvolver projetos tendo em conta não só o espaço reduzido da Roulote, mas também o contexto, história e caraterísticas da comunidade onde a Roulote é integrada. roulote.pt