[artistas place=”col1″]

[artistas place=”col2″]

[artistas place=”col3″]

Manuela Pimentel

|

Manuela Pimentel nasceu em 1979, no Porto, onde vive e trabalha.

O seu trabalho tem-se desenvolvido em diferentes áreas e práticas artísticas como a pintura, o desenho,  cenografia  e o vídeo.

Licenciada em Artes Plásticas, com Bacharel em Desenho, na Escola Superior Artística do Porto, tendo-se especializado  em Litografia e Arte Multimédia, em 2003. Prosseguiu com formações em Xilogravura Tradicional Japonesa, orientada pelo Professor Hiroshi Maruyama (Tokyo) em 2003 e em Gravura, pelo Professor Dacos (Bélgica) em 2006.

Tem desenvolvido diversos projectos em parceria com outros artistas, destacando as suas últimas intervenções em Cenografia para Teatro e Cinema. “Cyrano de Bergerac” no Teatro de Ponte Lima, 2011; o “Fraseador” no Teatro Campo Alegre, 2012; na curta-metragem “Check Point Sunset”, de Pedro Ludgero, 2012; e “KINO” de Natalia Warth rodado em Roma, 2012, entre outros. É regularmente a artista convidada para a construção da imagem do espectáculo de Poesia, inserido no projecto Quintas de Leitura ,no Teatro Campo Alegre, no Porto.

Em 2007 foi distinguida com o 1º prémio de Pintura Servartes – Corpo em expressão e em 2004 com o prémio ESAP do Curso Superior de Artes Plásticas. O seu trabalho está representado em distintas coleções públicas e privadas. Colaboradora e membro do Grupo Afrontamentos desde 2008.

Expõem individual e colectivamente desde o ano 2001, destacando as suas últimas intervenções em 2013 com a exposição individual na Galeria Santo António em Roma, em 2012, na Galeria Edge Arts em Lisboa e Galeria Otto dell´art em Florença com Tabula Rasa; NOC NOC em Guimarães, Capital Europeia da Cultura, com a escultura P.S. AMO-TE.

Em Março de 2015 representou Portugal no Kennedy Center em Washington a convite do Arte Institute para a mostra “Iberian Suite Global Arts”, e em Julho esteve presente na Biennale Internazionale d’Arte, Sant’ Antioco  –  Sardenha, Itália. Em 2017 expôs individualmente na Galeria Solar St. António, Porto e coletivamente com o JAS na Galeria Wozen, Lisboa. Participa na exposição Barroco Ardente e Sincrético a decorrer no Museu Afro Brasil, São Paulo.

Exposição

Sabias que as paredes têm ouvidos? DE 2013-09-26 A 2013-11-21

Obras