[artistas place=”col1″]
[artistas place=”col2″]
[artistas place=”col3″]
Constança Saraiva, nasceu em 1985 em Lisboa.
Constança Saraiva é artista plástica e investigadora a viver em Roterdão (Holanda) desde 2013. Desde 2010 que desenvolve projetos artísticos com comunidades em territórios de exclusão social. A sua prática artística desenvolve-se em diversas formas. Entre a escultura, instalação, fotografia, livro, performance, vídeo ou investigação teórica, envolve pessoas e comunidades e procura questionar o papel que a arte tem num contexto social.
Licenciou-se em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2009. Participou em várias exposições coletivas, residências artísticas e catálogos desde 2006. Foi selecionada para o concurso Jovens Criadores 2010 e ganhou o primeiro prémio de escultura dos Jovens Criadores da Câmara Municipal de Aveiro (2007) e o primeiro prémio de escultura da Câmara Municipal de Moura (2009). Foi Bolseira Inov-Art (Direção Geral das Artes) em 2010 no Casco – Office for Art, Design and Theory. Em 2012 cofundou o projeto Conversas, cujo modelo se internacionalizou, expandindo-se a outras cidades. Em 2013 foi convidada pelo Ministério da Juventude e do Desporto e pelo Clube Português de Artes e Ideias, a integrar a delegação Portuguesa na International Youth Conference and Exhibition, em Baku, no Azerbaijão.
Concluiu o mestrado em Museologia e Museografia na FBAUL em 2013 desenvolvendo a sua tese sobre Arte e Comunidades, na qual obteve a classificação máxima, com honra Summa Cum Laude. Esta tese formou base para o livro bilingue “Arte e Comunidades – Um Arquivo Poético sobre o Envelhecimento”, selecionado para os Best Portuguese Book Designs e vencedor do Prémio Oficina do Cego para publicações de artista em 2015.