Art Institute

| ARTE INSTITUTE

arteinstitute.org

Fundado a 11 de abril de 2011, o ARTE INSTITUTE é uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura e showcases artísticos de Portugal. É um espaço que oferece um ambiente criativo para artistas portugueses nos campos da arte, literatura, música, dança e cinema.

O ARTE INSTITUTE proporciona um espaço intercultural de inspiração e é um catalisador para um diálogo inovador artístico entre as várias comunidades de Nova Iorque e os artistas portugueses. Este ambiente favorece uma troca única entre visões tradicionais e não-tradicionais de como a arte pode superar o público de diferentes culturas.

Casa Museu

| CASA MUSEU DA FUNDAÇÃO MEDEIROS E ALMEIDA

casa-museumedeirosealmeida.pt

A Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida alberga uma coleção de Artes Decorativas deixada a Portugal pelo empresário António de Medeiros e Almeida (1895-1986).

Aberto ao público, o espólio encontra-se disposto em 25 salas, tendo vários núcleos como os de mobiliário, pintura, escultura, ourivesaria, arte sacra e têxteis, destacando-se as coleções de Relógios, Porcelana da China e de Pratas, expostas em salas próprias.

Trienal de Arquitetura de Lisboa

| TRIENAL DE AQUITETURA DE LISBOA

trienaldelisboa.com

A Trienal de Arquitetura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitetura, realizando a cada três anos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas. A primeira Trienal, Vazios Urbanos, realizou-se em 2007 com um programa de exposições, concursos e conferências internacionais que envolveu 52 000 visitantes e participantes.

Em 2010, na sua segunda edição, Falemos de Casas consolidou a presença da Trienal no circuito dos eventos dedicados à arquitetura, atraindo 154 357 pessoas. A partir da sua nova sede no Palácio Sinel de Cordes, onde está a ser criado um cluster criativo, a Trienal organiza também os eventos do programa Intervalo, o qual decorre entre cada edição do evento Trienal. A Trienal de Arquitetura de Lisboa foi distinguida nas suas três edições (2007, 2010 e 2013) com o Alto Patrocínio de S. Exa. O Presidente da República, tendo sido conferido, desde 2010, pelo Ministério da Cultura, o estatuto de Interesse Cultural.

Close, Closer

| 2013 CLOSE, CLOSER

close-closer.com

12 Setembro - 15 Dezembro 2013
Curadora Geral: Beatrice Galilee
Curadores: José Esparza, Mariana Pestana, Liam Young
Assistente Curatorial: Dani Admiss

Close, Closer, a 3ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, examinará as formas políticas, tecnológicas, emocionais e institucionais da prática espacial. Durante três meses a equipa de curadores analisará as múltiplas possibilidades da produção arquitetónica através de exposições, eventos, performances e debates que decorrerão em diversos espaços da cidade. O objetivo da curadora geral Beatrice Galilee e dos curadores José Esparza, Mariana Pestana e Liam Young é proporcionar uma plataforma de debate e apresentar uma proposta alternativa para a compreensão da arquitetura enquanto forma de prática espacial. As exposições, conferências, palestras e projetos associados organizados pela equipa curatorial apresentarão ao público, e uma nova geração de arquitetos, este amplo e muitas vezes inexplorado campo.

Close, Closer apresentará três exposições, um programa público, uma série de publicações digitais, um prémio para estudantes, um Prémio Début para jovens arquitetos e um Prémio Carreira. Esta edição criou também um novo tipo de concurso, apelidado de Crisis Buster, que concede um número limitado de bolsas a equipas que apresentem ideias de projetos a curto ou a longo prazo para Lisboa.

De Setembro a Dezembro de 2013, a Trienal de Arquitetura de Lisboa vai ser uma plataforma fundamental para a pluralidade da prática espacial contemporânea. Os eventos e exposições vão apresentar a arquitetura como uma disciplina que não é exclusiva a profissionais ou definida apenas por edifícios, mas sim como um campo em expansão, com a qual sociólogos, cientistas, curadores e artistas estão envolvidos de forma dinâmica.